gacor777 slot thailand slot777 slot gacor 777 slot gacor slot77 https://www.stonypointpizzarena.com/ slot dana slot maxwin Conheça bandas autorais cuiabanas que exaltam o gênero | Net Mato Grosso
21 - sábado, dezembro, 2024

Conheça bandas autorais cuiabanas que exaltam o gênero

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Imagens: Reprodução / Montagem Gazeta Digital

Conhecido internacionalmente, o 13 de julho celebra o Dia Mundial do Rock em alusão a data em que foi realizado o megaevento beneficente Live Aid, cujo objetivo principal era arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. A apresentação ocorreu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos e contou com shows de grandes artistas como Paul McCartney, David Bowie, Bob Dylan, Elton John, Queen, entre outros.

Devido à toda essa mobilização gerada, a data ficou marcada na história como o “Dia Mundial do Rock”. Mas se engana quem pensa que o ritmo se resume a bandas e músicas “gringas” ou, no máximo, nacionais. Em Cuiabá e todo Mato Grosso diversos músicos se uniram por este gênero musical e têm feito trabalhos autorais que exaltam elementos da cultura regional dando vida a composições próprias e autênticas.

O GD preparou uma lista com algumas bandas de rock da cena cuiabana e mato-grossense para você ouvir neste dia. Confira!

 

Macaco Bong

Banda de rock instrumental de Cuiabá fundada pelo guitarrista, compositor e produtor Bruno Kayapy em 2004, o Macaco Bong começou como um quarteto em 2004 e em 2005 se transformou em um power trio (guitarra, baixo e bateria).

A banda conta com álbuns de estúdio como Artista como Pedreiro (2008), vencedor da lista de melhor álbuns do ano da Rolling Stone Brasil, This is Rolê (2012), Black Marroca (2013), Macumba Afrocimética (2015), Macaco Bong (2016), Deixa Quieto (2017), Reartista (2019) e Delta Tron (2020). O álbum Deixa Quieto ganhou atenção de ouvintes de todo o mundo, além de várias resenhas em diferentes idiomas sobre a reinterpretação de Macaco Bong feita para o álbum Nevermind, do Nirvana.

Com influências de post-rock e jazz, a banda se destacou no cenário independente brasileiro e recebeu críticas positivas de publicações como as revistas Bizz e Rolling Stone, os jornais Estadão e Folha de São Paulo. Bruno Kayapy, líder da banda, foi eleito como um dos “70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão”.

 

 

Lynhas de Montagem

Mistura de rock e blues, a banda Lynhas de Montagem une os dois estilos com a música cuiabana regional e seus instrumentos como ganzá, mocho e viola de cocho. Na estrada desde 1987, além da mistura rítmica, o grupo busca alcançar com suas canções todas as camadas da população e também incentivar músicos iniciantes e formação de novas gerações do rock em Mato Grosso.

Ao longo dos anos na cena musical cuiabana, a banda já passou por várias formações e acompanhou mudanças no cenário cultural da cidade. Em 2013 lançaram o single “Alvorada”, em 2020 o EP “Lynhas de Montagem”, em 2021 o single “Pense Bem” e no mesmo ano “Flores do Cerrado”. Recentemente, em 2024, a banda lançou o videoclipe “São Benedito Blues em referência ao santo padroeiro de Cuiabá.

 

 

Zumbi Suicida

A banda Zumbi Suicida surgiu em 2014 e foi fundada por acadêmicos de Mato Grosso que buscavam incorporar referências regionais, expressando opiniões e críticas sobre a sociedade ao seu redor. Mesclando rock com rap e arranjos compostos por instrumentos regionais, a banda apresenta uma sonoridade que se aproxima das raízes cuiabanas.

Influenciados por grandes nomes do punk rock e hardcore mundial, o grupo forma um som fiel aos ideais de seus integrantes. Entre videoclipes e singles com músicas autorais, as obras mais recentes do grupo são o EP com 4 faixas intitulado “Em Chamas”, contendo os títulos “Fim do Silêncio”, “Sofrer (Cidadão Comum), “Desejo de Mundança” e “Em Chamas”, além do single “Incondicional”, lançados em 2024.

 

Sr Infame
A banda Sr. Infame iniciou as atividades em 2007 e, com mais de uma década de trajetória, tornou-se referência no rock em Mato Grosso, ganhando destaque por suas músicas autorais que abordam diversos temas, desde festas até complexidades humanas.

Com influências de grandes nomes do rock, a banda lançou o primeiro EP com 6 músicas em 2015 e realizou shows marcantes, incluindo apresentações em São Paulo. Com singles “Estrada Alucinada” (2019), “Coração Selvagem” (2021), “Ser Humano” (2023), a obra mais recente, de 2024, é o videoclipe de “Coração Selvagem”. Com uma experiência musical autêntica e envolvente, Sr Infame se mantém na vanguarda do rock mato-grossense.

 

Dying Order

Representante do thrash metal mato-grossense, a Dying Order foi formada em 2015. O grupo conta com dois discos e um single no currículo, os potentes “Dying Order” (2019), “Acusador” (2021) e “Instinto Primitivo” (2022). No ano de 2018, a banda fez um show eletrizante na abertura da banda paulista de Trash/Death Metal Torture Squad. Em 2022, rolaram shows com Tonelada, Crypta e Ambush.

A banda faz sucesso na cena metal do estado e fora dele, figurando como um importante nome underground do Centro Oeste, participando de vários festivais e levando o poder da cena para fora das terras mato-grossenses.

 

Relacionados

Comentarios

Compartilhar

spot_img

Politica

Newsletter

Subscribe to stay updated.