Trabalhadores do comércio de Cuiabá e Várzea Grande poderão trabalhar no feriado nacional da Independência do Brasil, comemorado nessa quinta-feira (7). A informação veio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), nesta terça-feira (29).
Segundo a convenção coletiva do comércio, que abrange ambos os municípios, o trabalhador que for convocado terá direito ao dobro da remuneração pelas horas de trabalho, incluindo as comissões das vendas realizadas nesse dia. O pagamento será efetuado junto ao fechamento da folha de pagamento do mês.
De acordo com o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, a abertura e convocação dos colaboradores pelos empresários do comércio de Cuiabá e de Várzea Grande é opcional. “As lojas de rua que abrirão, provavelmente, em sua maioria, atenderão apenas por meio período, já as de shopping atenderão em horário de domingo, ou seja, das 14h às 20h”, disse Granja.
A expectativa é que os setores alimentício, lazer, turismo e entretenimento sejam beneficiados, já que muitas pessoas consomem mais nesses setores em feriados.
Confira o que abre e o que fecha em Cuiabá:
Shoppings
Para os shoppings, tanto as lojas quanto as praças de alimentação devem funcionar. No entanto, os proprietários dos estabelecimentos devem aderir estritamente às diretrizes definidas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT). O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 10h às 22h, enquanto as lojas operarão das 14h às 20h.
Comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) informou que os lojistas não estarão impedidos de abrir as portas, mas deverão ficar atentos a todas as especificações das leis trabalhistas sobre horas extras, comissões de vendas e concessão de folga compensatória. Contudo, a previsão é que apenas grandes supermercados e farmácias abram as portas.
Órgãos Públicos
Não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais nesse feriado. Apesar disso, os serviços públicos de natureza essencial, como saúde e segurança, estarão operando em regime de plantão para garantir a continuidade dos serviços à população.
Agências Bancárias
Nas agências bancárias, o atendimento será suspenso dia 7, conforme informado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT). A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) diz que contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês com vencimento no dia, poderão ser quitadas no primeiro dia útil subsequente ao feriado.
Correios
As agências dos correios não funcionam no feriado da Independência. O atendimento será retomado normalmente na sexta-feira (8). No sábado (9), a agência central de Correios, na Praça da República, em Cuiabá, ficará aberta ao público das 9h às 12h.
Fonte: G1